IMG_3691_2.JPG
Projeto Vivenciarte

As crianças são exploradoras natas do mundo, geralmente curiosas e espontâneas, buscam descobrir cores, formas, texturas, cheiros e sons. O adulto professor tem o papel fundamental de mediação nas descobertas das crianças, de modo a aprofundar reflexões e aprimorar técnicas artísticas.

A arte é uma importante ferramenta de expressão, ela pode ser crítica, dialética e sustentável. É na infância que iniciamos o registro da nossa memória sonora e visual artística. A arte pode ser ao mesmo tempo intuição e ciência, um caminhar entre a prática e a teoria.   

Os elementos que compõem a arte estão no dia a dia das crianças, basta que sejam reconhecidos, explorados e utilizados, tais como pontos, linhas, luz, movimento, entre outros. É no processo criativo que o estudante pode descobrir seus códigos artísticos pessoais. A arte é a prova de que o homem usa meios para ampliar a sua própria existência, ela prefigura o próprio processo do viver.

 

Uma escola que não constrói uma identidade visual em seus muros e paredes não amplia a herança cultural de uma criança. Com este intuito a professora Pollyanna D'Avila idealizou o projeto "Vivenciarte" em 2019 para tornar mais artísticos os ambientes escolares da Rede Municipal de Educação de Manaus (SEMED), utilizando-se de técnicas variadas junto aos estudantes. A escola municipal Prof. Waldir Garcia é a segunda escola de atuação deste projeto, sendo que em 2019 a escola municipal Dr. Sergio Alfredo Pessoa foi a contemplada.

Devido a pandemia que vem assolando o mundo no ano 2020, as pinturas nas paredes da escola foram iniciadas mas agora estão paradas. Esperamos que com a vacina para o Covid 19 possamos retornar a escola com segurança. Este ano foi muito desafiador, e quero aqui agradecer a participação dos estudantes nas atividades de Arte e aos seus familiares que me trataram com muito carinho durante todo o ano. Feliz Natal!

Profa. Pollyanna D'Avila

Exposição virtual  - Feliz Natal!. © 2020 site criado por Profa. Pollyanna D'Avila.